Wednesday, November 02, 2011

RAMBERTO CIAMMARUGHI - UmbriaJazz/Brasilia





by Leonardo Barroso
 Ontem, 01 de novembro de 2011, as 20:00h no Teatro Eva Hertz na Livraria Cultura/Shopping Iguatemi, fui ouvir mais um grande jazzman italiano, promovido pela Umbria Jazz/CAIXA. O musico em questão é o pianista Ramberto Ciammarughi. Ao chegar no palco apresentou-se e mostrou qual seria a ideia para o concerto: foi um show baseado em temas de filmes/cinema, musicas que ele amava e se indentificava, indicou que seria uma noite de Tributos aos grandes compositores da sétima arte.
Sentou-se ao piano de cauda K. Kawai (Japão) e pediu para que as palmas fossem reservadas para o fim do espetáculo.
 A única vez que ouvi Ramberto antes deste show foi no CD "Another Day" com um quarteto liderado pelo gaitista Luigi Ferrara, acompanhado do pianista, o baixista Gabriele Pesaresi e o grande baterista Massimo Manzi. Uma das coisa que mais me tinha agradado era o piano, conforme minha anotação neste blog http://worldjazz.blogspot.com/2009/07/novidades-do-jazz-em-julho2009.html.
Foi realmente uma belíssima noite. Lamentei que muitos amigos não puderam estar lá, pois o repertório teve musicas que eu ( e vários amigos, principalmente Marcio Távora ) consideramos como maravilhosas, Ramberto tocou o mais puro Jazz em temas como: Smile, When You Wish Upon a Star, Maria e em nos tributos a: Ennio Morricone, Nino Rota, Leonard Bernstein, John Williams, Walt Disney e aos pianistas dos antigos filmes não-falados. Ramberto grazie per il piacere di una notte di ricordi bellissimi e il suo Jazz.

No comments: