Sunday, November 11, 2012

Audição Primaveril

By Carlos Couto 
Ouvi três peças que muito me impressionaram:

- LARISSA DOLINA & IGOR BUTMAN BIG BAND – ☆☆☆☆☆ 
  CD/DVD Carnival of Jazz II, gravado ao vivo em São Petersburgo, 2010. 


Dois excelentes artistas da atual Federaçãq Russa e Bielorussia, antiga URSS, que fizeram um trabalho de estética musical jazistica irrepreensível. A começar pela big-band composta de 16 excelentes músicos em piano, contrabaixo, bateria, 5 saxofones, 4 trombones, 4 trumpetes. Igor Butman é o arranjador e produtor musical do trabalho e, o sax-alto. Igor Butman foi descoberto por David Fink que o recomendou a Dave Brubeck. e tocou com este por muitos anos. Resalte-se a qualidade da produção expressa pela escolha do repertório composto principalmente de standads do cancioneiro americano, qualidade de audio e pelos arranjos musicais.
  Larissa Dolina :
Larisa Dolina, nascida em 1955 em Baku, capital do Azerbaijão. Começou a cantar jazz ainda adolescente, fazendo parte da banda "We’re Odessians" e, em pouco tempo, tornou-se muito conhecida em seu pais como cantora de jazz. Larissa mostra realmente que é uma excelente cantora de jazz, demonstrando isso através de interpretações maravilhosas com direito a improavisos magnificos daqueles de causar inveja em muitas interpretes americanas (scat singing ).
Larisa Dolina é vencedora de inúmeros concursos de música russa e internacional. Ganhou quatro prêmios nacionais russos, O "Ovatsia" (o equivalente americano do Tony Award), foi eleita a "melhor cantora pop", e ganhou "Melhor Álbum do Ano" na Russia além, de ser uma bela mulher de meia idade.( como o Dr. Leo gosta)
Destaco as músicas: Windmills Of Your Mind - Too Close For Confort, - You Are My Good Old Wagon – Cabaret - How High The Moon - Mr. Paganini e outras mais.
E AINDA AFIRMAM QUE O COMUNISMO NÃO FEZ NADA BOM !


- R3 SPECIAL BIG BAND - ☆☆☆☆☆
  Cd gravado em 2012 pela Sumit Records 


Este trabalho é simplesmente INCRÍVEL. Uma big band liderada por Rafael Rocha, jovem e talentoso maestro (tem 27 anos) arranjador, e trombonista capixaba. São 18 jovens músicos de muito boa qualidade que compõem a banda, e se revezam na gravação das faixas, cuja origem é a da Orquestra da Igreja Assembléia de Deus do bairro de Aribiri da cidade de Vila Velha no Estado do Espírito - ES.
Estes garotos gravaram este Cd pela SUMMIT records em Miami USA, composto por 12 músicas, das quais, 10 são composições de Rafael (líder do grupo) que, como bom evagelico, nominou-as com títulos bastante sugestivos: “Vem com Josué lutar em Jericó”, “Só o Senhor é Deus”, “O Festim da Glória”, “Como agradecer a Jesus”, “As palavras de Jesus” e etc ,etc.
Dessa forma, parece que o Senhor lhes abençoou de maneira pródiga em relação ao seus talentos. Os garotos ARRAZAM neste CD que considero um dos melhores CD de jazz que ouvi em 2012. Os arranjos perfeitos para o naipe de instrumentos sopro, com destaque para os solos de sax, trombone, trumpetes, flugelhorn. Lembram um pouco as “coisas” do Moacir Santos e também, ao longe, o Stan Kenton ( pedindo ao Marcio permissão para esta comparação). Garanto que este é um trabalho excepcional. Vale à pena escuta-los de cabo a rabo. HALELUIA !
Fazem parte também da banda, dois outros irmãos de Rafael que são Renato Rocha (bacteria) e Roger Rocha( sax e flautas). Daí o nome de 3R big band.


- HECTOR MARTIGNON = ☆☆☆☆☆ (com louvor)
  CD Second Chance, gravação 2011 


Este também fará parte de minha lista dos melhores de 2012. Trata-se do quinteto do maestro e pianista colombiano Hector Martignon e outros excelentes músicos seus conterrâneos, em cuja formação há, além do piano baixo e bacteria, sax, gitarra e, pasmem, uma HARPA COLOMBIANA. Isso mesmo. HARPA. Os meninos começam tocando BALA COM BALA do João Bosco e terminam com a ecologicamente incorreta HATARI do Mancini. Eu só conhecia esta última executada pela orquestra do autor. Trabalho de uma criatividade INCRÍVEL que mostra a força e a saúde do jazz contemporâneo surgindo de um grupo latino. NÃO PERCAM ! ALÔ MARCILIO !


- DIANA KRALL - somente para registrar ↓☹
  CD – Glad Rag Doll, gravação 2012 


“A bela boneca de pano compilou antigos temas jazisticos mas, ao invés de interpreta-los como na época, levou-os a lugar completamente diferente” (The Sun, nov.2012)
NÃO GOSTEI ! Com a palavra nosso Leonardo Barroso (Child is Born).

No comments: