Saturday, May 24, 2014

1 Sem 2014 - Part Ten

Marco Lobo



By Delira
Para este terceiro álbum Marco Lobo e sua banda ensaiaram e gravaram todos juntos, em busca de uma sonoridade mais próxima dos shows ao vivo. Todo o processo de criação foi coletivo, aproveitando a afinidade musical e o entrosamento que já existe entre os músicos.
A producão é do próprio Marco Lobo e do baixista Gastão Villeroy. As composições são assinadas por Carlos Malta, Gastão Villeroy, Kiko Continentino, Altay Veloso, Milton Nascimento, Njamy Sitson ( cantor e percussionista africano), Widor Santiago e Marco Lobo. O CD conta também com os músicos convidados Aldivas Ayres, Bebê Kramer, Carlos Malta, Marcio Bahia, Marina Machado e Njamy Sitson, mais as participações especiais de Billy Cobham e Toninho Horta.
O CD Marco Lobo é uma expressao moderna da música instrumental brasileira: feito a partir dos nossos talentos e enriquecido com influencias de outros artistas do mundo.

Tracks:
1. Lobine (Widor Santiago); 2. Tocaia (Gastão Villeroy); 3. Segunda Página (Kiko Continentino)
4 Aláfia (Letieres Leite); 5. O Cavaleiro (Milton Nascimento/Wilson Lopes)
6. Saídas e Bandeiras (Milton Nascimento/Fernando Brant);
7. Swing na Rampa do Mercado (Luiz Brasil/Djalma Oliveira); 
8. Pro Gil (Beto Lopes); 9. Severino (Widor Santiago)

Personnel:
Direção Musical: Marco Lobo
Produzido por:
Marco Lobo e Widor Santiago / co-produzido por Gastão Villeroy (I e 9)
Marco Lobo e Gastão Villeroy (2)
Marco Lobo e Kiko Continentino / co-produzido por Gastão Villeroy (3)
Letieres Leite (1)
Marco Lobo e Gastão Villeroy / co-produzido por Wilson Lopes (5)
Wilson Lopes e Lincoln Cheib (6)
Luiz Brasil (7)
Marco Lobo, Beto Lopes e Wilson Lopes / co-produzido por Gastão Villeroy (8)
Este CD foi Gravado entre 2006 e 2007 nos estúdios:
XRBM Audio Ideias por Rulian Fernandes ( 1,3,9 )
Beck por Aurio Marquezini / Sant Clair Lima (1,3,5,8 e 9 )
Carioca por Daniel Cheese ( 1,2,1,5,6,7 e 8 )
Bemol por Dirceu Cheib ( 5,6 e 7 )
Pacto por Gastão Villeroy ( 2,3,7 e 8 )
São Salvador por Marcelo Cuinha ( ‘f )
Brasa por Luiz Brasil ( 7 )
Órbita por Fenando Morello ( 2 e 5)
"WL” por Chicletinho ( 5 e 8 )
Mixado no Solo Áudio por Denilson Campos
Masterizado no Classic Master por
Carlos Freitas
Design Gráfico: Daniela Procopio
Fotos: Sandra Lopes
Finalização: LA Studio
Modelo em “Pro Gil”: Gabriela Gross
Realização: Delira Música www.deliramusica.com
Milton Nascimento gentilmente cedido pela Nascimento Música


Rogério Botter Maio
Aprendiz



By Eldorado
Lançado pela Gravadora Eldorado, este trabalho marcou o retorno de Rogério ao Brasil em caráter definitivo, e conta com as participações especiais do cantor e guitarrista Filó Machado, do saxofonista Teco Cardoso e da flautista Léa Freire.
Por um prisma jazzístico, o repertório do CD é predominantemente instrumental e tem profundas raízes na nossa cultura, trazendo ritmos como xaxado, samba, afoxé, choro, etc.
Inclui a canção Aprendiz, a toada Belluno, a valsa Ainda é Cedo e a milonga The Other One, composta para uma coreografia de mesmo nome, no período em que o autor viveu nos EUA.
Rogério assina todas as composições, que mostram ricas instrumentações que incluem fagote, violoncelo, flugelhorn, flautas e saxes, além da sessão rítmica.
From the beginning, this recording was not intended to be only a live recording. Instead, I wanted to capture the energy of a live performance which took place in October 14th, 1999 at the Supremo Musical in São Paulo, Brazil (a renowned "jazz club").
Some tunes were kept intact, while others were enriched in their arrangement and sonority by the inclusion of the cello, bassoon and flutes, which would have been impossible at the live performance.
"Aprendiz" is a reverence of life, nature and the universe, to all of which we are apprentices. The expansiveness of its meaning almost turns it redundant. It is also a reverence of all the people destiny brings to us, having them cross our path and walk with us.
This recording is dedicated to the memory of Manfredo Fest.


Personnel:
Rogério Botter Maio | baixo acústico, elétrico e voz | basses and voice
Teco Cardoso | saxes e flauta | saxes and flute
Léa Freire | flauta e voz | flutes and voice
Tiago Costa | piano
Edu Ribeiro | bateria | drums
Filó Machado | guitarra e voz | guitar and voice
Daniel Alcântara | flugelhorn
Rodrigo Botter Maio | sax alto e flautas | alto sax and flutes
Alexandre Foo Silvério | fagote | bassoon
Silvana Rangel Teixeira | violoncelo | cello


Marcos Ariel
Jazz Carioca - Solo Piano



By Biscoito Fino
O músico e compositor Marcos Ariel lança pela Biscoito Fino o CD de número 26 de sua rica discografia, incluindo álbuns solo, colaborações e projetos. Batizado de JAZZ CARIOCA, o álbum foi produzido e gravado por Lucas Ariel, filho de Marcos, sendo o sétimo no qual pianista e seu instrumento se complementam no estúdio. “Desenvolver um trabalho em piano solo é um sonho e uma busca constante na minha carreira. Sempre procurei utilizar a técnica da música erudita nos meus arranjos e interpretações de piano”, comenta Ariel que, ao longo de sua trajetória, foi desenvolvendo um estilo personalíssimo que sempre chamou a atenção da crítica especializada. “Naturalmente fui encontrando uma forma de conseguir uma independência da mão esquerda para improvisar à vontade com a mão direita. Essa sempre foi uma característica que os críticos especializados ressaltaram nas minhas gravações e apresentações ao vivo”, completa.
Foi justamente uma crítica do jornalista e crítico de jazz Luiz M. Gonzales, publicada no jornal La Opiníon de Los Angeles e batizada de “Jazz con sabor Carioca”, que fez o pianista pensar em gravar JAZZ CARIOCA. “Nos Estados Unidos, muitos críticos sempre comentaram o fato de eu ser carioca e trazer muito do Brasil na minha música. A crítica do La Opinión foi um incentivo e um impulso definitivo para o novo projeto”.
O repertório reúne temas de Ariel e de mestres do jazz, como Thelonious Monk, John Coltrane, Bill Evans, Charlie Parker. “A seleção foi acontecendo naturalmente, fui escolhendo e preparando composições de jazz que eu gosto muito. Todos os clássicos que escolhi são temas desafiadores e até uma forma de estudar o instrumento. O Lucas me ajudou dando a palavra final e filtrando as melhores interpretações”, conta. Para definir os temas autorais que fariam parte do CD, Ariel escolheu os que costuma tocar mais em suas apresentações, gravadas em outros projetos.
JAZZ CARIOCA é, acima de tudo, a celebração de um “estilo” que Marcos Ariel e seu piano traduzem perfeitamente. “Na minha procura de encontrar uma forma original de tocar clássicos do Jazz, o meu lado de carioca de Botafogo, que começou a carreira nos anos 70 tocando chorinho, falou mais alto. Com a pulsação do choro e o balanço do samba, trabalho na mão esquerda a parte da harmonia do ritmo e do baixo, enquanto a direita apresenta o tema e improvisa. Assim é tocar jazz com sabor carioca. Assim é o JAZZ CARIOCA”, define o mentor dessa mistura musical saborosa, que agora pode ser apreciada em porções generosas.

Tracks:
1-Blue Monk (Thelonious Monk); 2-Ana Maria (Wayne Shorter)
3-Músico no Parque (Marcos Ariel); 4-Giant Steps ( John Coltrane)
5-Falling Grace (Gary Burton); 6-Invitation (Bronislau Kaper)
7-Donna Lee (Charlie Parker); 8-Round Midnight ( Thelonious Monk)
9- Ponteio da Manhã ( Marcos Ariel); 10-Valsa para Alice (Marcos Ariel)
11-Journey to Recife (Bill Evans)


Benjamim Taubkin
A Pequena Loja da Rua 57 - Piano Solo



By Radio Cultura Brasil
Em novembro de 2007, Benjamim Taubkin frequentou o Fazioli Piano Salon at Klavierhaus, em Nova York. Convidado para gravação de um álbum, por três dias, chegava ao estúdio às seis da tarde e, durante horas, registrava temas de sua autoria. Sozinho, o músico apertava o botão do equipamento e atacava o teclado de um Fazioli, instrumento de origem italiana que muito agradou o pianista.
“A pequena loja da rua 57” é produto daquelas sessões em que Benjamim tocou composições antigas e temas surgidos ao sabor da improvisação no momento da gravação. Nas11 faixas do CD, Taubkin também dá sua interpretação a títulos de Tom Jobim, Pixinguinha e John Coltrane.
No TodaMúsica, Benjamim Taubkin sublinha sua identificação com Jacob do Bandolim; confessa que levou tempo para sentir-se apto para apresentações de piano-solo e queixa-se da má qualidade dos instrumentos que é obrigado a tocar em diversos locais para os quais é convidado.
O TodaMúsica com o CD “A pequena loja da rua 57” toca “Meu outono em NY”, “O morro não tem vez”, “Proezas de Solón”, “Pro Frank”, “O coração e o rio” e “Em torno da Influência”, tema inspirado em “Influência do jazz”, clássico de Carlos Lyra.
O bônus traz trechos da entrevista não incluídos na edição final do programa. Nele, Taubkin lembra o início da carreira de pianista e comenta seu aprendizado no instrumento iniciado tardiamente, aos 18 anos.

Personnel:
Produzido por Jim Luce e Richard Zirinsky
Produtores Executivos Richard Zirinsky e Benjamim Taubkin
Gravado 1-bit/ 5.6 MHz por Benjamim Taubkin e Jim Luce no Fazioli Piano Salon at Klavierhaus, 211 West 58th Street, New York, em novembro de 2007
Gravado em um Korg mr-1000, Sennheiser mkh-800 microphones E Grace Lunatec microphone preamp
Mixado por Jim Luce no Piano Culture Studios, Easton, Pennsylvania, utilizando Sonic Solutions Soundblade software
Masterizado por Alberto Ranelucci em Fevereiro de 2010 em São Paulo, Brasil
Design gráfico: Teresa Maita
Desenho da capa: Denis Duarte
Foto: Benjamim Taubkin


Mraz & Viklický
Duo Art - Together Again




By Ian Patterson
In European jazz the assimilation of folkloric influences has become commonplace as the American vernacular—or more specifically the Great American Songbook—exerts less of a hold. Czech musicians pianist Emil Viklický and bassist George Mraz's collaborations on Morava (Fantasy/Milestone 2001)—with drummer Billy Hart and singer Zuzana Lapcikova—and Moravian Gems (Cube-Métier 2007) with singer/violinist Iva Bittova and drummer Laco Tropp—explored the beauty of Moravian folk music in a jazz context. ACT Music's Siggi Loch was so captivated that he has made it his mission to bring the music to a wider audience. Thus, Together Again sees Viklický and Mraz revisit the tunes from the two aforementioned recordings in an intimate duo setting.
Together Again is undoubtedly a jazz recording, and little wonder, as both musicians have spent decades delving into the standards repertoire. Mraz made his name with pianists Oscar Peterson
and Tommy Flanagan and in the Thad Jones/Mel Lewis
Orchestra. Viklický has led his own small ensembles, including a jazz-funk quartet with guitarist Bill Frisell
in 1979. However, Moravian folk has been ever-present in the pianist's music since his debut V Holomóci městě (Supraphon 1978). Viklický has also composed a significant number of classical works and it's these threads—the swing and blues of jazz, Moravian traditional melodies, and classical sensibilities—that largely define the music.
Five Viklický originals and his arrangements of six traditional tunes might suggest that this is a Viklický leader session in all but name. Still, Mraz's deeply sonorous tone and vibrant playing is as fundamental to the chemistry as bassist Georg Riedel's was to pianist Jan Johansson
playing on Jazz Pa Svenska, (Megafon, 1964) perhaps the most outstanding example of traditional European folk music given the jazz treatment to this day. Viklický and Graz's light steps on two traditional tunes, the vignette "Dear Lover" and the quietly compelling "U Dunaja u Prešpurka" come closest to the chamber intimacy of that Johansson/Riedel recording,
Viklický imbues 19th century Czech classical composer Zdeněk Fibich's romantic "Poem," with a gentle bluesy lyricism, which Mraz replicates in an extended solo. Fibich was a contemporary of Antonín Dvořák, Gustav Mahler and Leoš Janáček, the latter of whom is something of a muse for Viklický. Two of Janáček's compositions are arranged afresh by the pianist; "Theme From 5th Part of Sinfonietta" flows with a slightly stately melodicism, while the blues-based "Thank You, Laca" is more romantic at its core. Both tunes highlight the duo's intuitive interplay and the loose-limbed freedom in their improvisations.
The blues number "A Bird Flew By" shifts subtly through the gears, moving between reflective melancholy and a more buoyant mood. "I Saw Grey Pidgeon" [sic] is a traditional tune given the blues treatment in a straight-forward yet appealing arrangement. More compelling is the harmonically arresting and rhythmically dynamic, "Austerlitz"—one of Viklický's most strikingly original compositions. The soulful "Moon Sleeping In The Cradle," the lightly stated classicism of "Up On A Fir Tree" and the delightful, elegant blues of "In Holomóc Town"—with fine arco work from Mraz—round out the set.
Together Again is an enchanting recording of subtle charms and a fine addition to ACT's growing Duo Art series. Doubtless for some it will serve as a reminder of Mraz's exquisite playing and for many more as a tardy introduction to Viklický—one of Europe's most significant and yet unheralded jazz pianists/composers.
Track Listing: 
Dear Lover; Poem; Theme From 5th Part of Sinfonietta; A Bird Flew By; U Dunaja u Prešpurka; Austerlitz; Moon, Sleeping In A Cradle; Thank You, Laca; Up On A Fir Tree; I Saw Grey Pidgeon; In Holomóc Town.
Personnel: Emil Viklický: piano; George Mraz: acoustic bass.

No comments: