Sunday, September 02, 2018

2 Sem 2018 - Part Four

Diogo Monzo
Filho do Brasil




By Biscoito Fino
“Filho do Brasil” é um projeto de piano solo de Diogo
Monzo, que tem como objetivo compartilhar um
pouco da imensa história da música brasileira. Para
isso, foram gravadas 14 músicas com performances
pianísticas focadas na improvisação musical,
especialidade do músico que lança pela gravadora
Biscoito Fino seu quarto CD. O lançamento do
álbum será sábado, dia 21 de julho, às 19 horas no
Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles.
O projeto inclui importantes compositores
brasileiros do início do século XX como Catulo
da Paixão Cearense, João de Barro (Braguinha),
Pixinguinha e Noel Rosa, que atravessaram o século
eternizados pela qualidade das suas criações.
O CD também traz em seu repertório os
compositores Tom Jobim, João Gilberto, Francis
Hime, Luiz Eça, Roberto Menescal, Chico Buarque,
Edu Lobo, Egberto Gismonti e o próprio pianista.
“Filho do Brasil” traz uma nova perspectiva para
o piano brasileiro, com releituras inéditas dessas
canções na perspectiva da nova geração.
Selecionado entre os Top 5 no “Made in New York
Jazz Competition”, escolhido uns dos melhores
instrumentistas do ano de 2015 pelo site “melhores
da música brasileira” – pelo disco “Meu Samba
Parece Com Quê?”. Autor do CD “Luiz Eça por Diogo
Monzo”, um tributo em homenagem ao pianista e
compositor brasileiro Luiz Eça. Autor do livro e do
CD “Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepção”
e do CD “Meu Samba Parece Com Quê?”, Diogo
tem se apresentado em diversas salas, auditórios,
programas de televisão e festivais".


Hamleto Stamato
Ponte Aérea




Por Anderson Nascimento
Filho do músico de mesmo nome, Hamleto Stamato, reconhecido artista que integrou bandas de artistas como Tim Maia, Danilo Caymmi, Leny Andrade e Pery Ribeiro, além de ter atuado como produtor musical na TV em programas como Fama e Estação Globo, chega ao seu oitavo disco esbanjando talento e bom gosto.
“Ponte Aérea” presenteia o ouvinte da música instrumental com petardos da Bossa Nova, da forma como um disco instrumental precisa ser, ou seja, trazendo canções que habitam a nossa memória afetiva, sob a perspectiva do intérprete.
Dessa forma, estão no disco versões leves e agradáveis de clássicos como “O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim, Vinícius de Moares), que abre o disco, “Garota de Ipanema” (Tom Jobim, Vinícius de Moares) e “A Rã” (João Donato, Caetano Veloso), célebre canção do querido João Donato em parceria com Caetano Veloso.
Celebrando 30 anos de carreira, Hamleto Stamato em companhia dos amigos de longa data Erivelton Silva (bateria) e Augusto Mattoso (baixo), recria a aura dos trio de Jazz do fim dos anos 60, apresentando, além de standarts de nossa música, duas canções autorais inéditas: “Samba Para o Pai” (Hamleto Stamato) e a belíssima “Ponte Aérea” (Hamleto Stamato), que dá nome ao disco.
“Ponte Aérea” é um disco que vai te levar a um passeio incrível pela música brasileira, sob o olhar de um artista que mira o bom gosto musical explorando arranjos e interpretações com solos e andamentos bastante particulares.


Joana Queiroz Quarteto
Uma Maneira de Dizer



By Tratore
Primeiro disco solo da clarinetista e compositora Joana Queiroz, "Uma Maneira de Dizer" foi lançado em 2014. Registro de um trabalho que já vinha sendo apresentado nos palcos, com Bernardo Ramos na guitarra, Antonio Loureiro na bateria, Bruno Aguilar no baixo e as participações da cantora Beth Dau e do pianista Vitor Gonçalves, o disco explora a intimidade entre os músicos, que se unem em torno de uma música instrumental delicada e bastante livre. O repertório é formado por temas autorais, somados a duas composições de amigos de sua geração, Antonio Loureiro e Guto Wirtti.


Lynne Arriale Trio
Give Us These Days



By Dan Bilawsky 
When it comes to the art of the trio, pianist Lynne Arriale is always in her element. Over the past quarter century she's released two riveting handfuls of dates exploring this configuration, only rarely moving afield as on her plainly-titled previous release—Solo(Motema, 2012). Each one of those trio outings stands as its own distinctive work of art, unique in design and expression, yet all bear the hallmarks of a singular artistry, showcasing adept fingers and tremendous heart. This one is no different.
Joined by Dutchmen Jasper Somsen on bass and Jasper Van Hulten on drums, Arriale delivers six originals and three covers that highlight a kinship between all parties. The album opens on a take of Joni Mitchell's "Woodstock" that toys with the elements of surprise and expectation as it heats up. Arriale's compositions then come to prominence. "Appassionata" plays like a meeting between Chick Corea and Astor Piazzolla, merging Spanish-tinged soul and Argentinian allure; "Finding Home" is a beacon of solace, providing comfort as it it glides along on Van Hulten's grooves; "Give Us These Days," taking name and tone from poet Jim Schley's Devotional, gives pause for reflection, allowing the depth of his words to enter the realm of musical spirits; and the album's centerpiece—"Slightly Off-Center"—visits the blues as it stands on a tilting axis.
The second half of this date works a more ruminative arc in its initial unfolding, as Arriale's "Another Sky" and the immortal "Let It Be" both ponder in muted tones. Then she emotionally counters with the penultimate "Over And Out," a number that hits like a jolt of adrenaline and puts her most audacious and vivacious traits in the spotlight, before returning to quieter realms for the album closer—a touching trip through Tom Waits' "Take It With Me" fronted by guest vocalist Kate McGarry.
As with every move in her celebrated career, Lynne Arriale remains both readily identifiable in her different pursuits and impossible to pin down in specific character. Whether given to introspection or taken by extroversion, she remains a force of nature.
Track Listing: 
Woodstock; Apassionata; Finding Home; Give Us These Days; Slightly Off-Center; Another Sky; Let It Be; Over And Out; Take It With Me.
Personnel: 
Lynne Arriale: piano; Jasper Somsen: double bass; Jasper Van Hulten: drums.

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